quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Dorothy Hodgkin


Dorothy Mary Crowfoot nasceu no Cairo, Egito, em 1910. Passou os primeiros quatro anos da vida vivendo numa comunidade de expatriados ingleses no Egito, visitando a Inglaterra apenas alguns meses ao ano. Durante a primeira guerra foi cuidada por amigos na Inglaterra, longe dos pais. Ao final do conflito sua mãe retornou ao Reino Unido e passou a cuidar da filha. Dorothy lembra desta fase como a mais feliz de sua vida.


Desenvolveu desde cedo uma paixão pela química, e aos dezoito foi estudar química em Oxford. Depois estudou também em Cambridge, onde se tornou consciente do potencial da Cristalografia de raio-x para determinar a estrutura de proteínas, trabalhando com ela na primeira aplicação da técnica de análise de uma substância biológica, a Pepsina.


Em 1934 voltou para Oxford e dois anos depois tornou-se pesquisadora da Somerville College, cargo que ocupou até 1977. Trabalhou na análise estrutural da penicilina, de 1942 a 1949. Tirou a primeira fotografia de uma vitamina em 1948, e isolou a vitamina B12, a partir de um extrato de fígado, em 1955. Em Abril de 1953 foi umas das primeiras pessoas a ver o modelo da estrutura do DNA.


A insulina foi um dos seus objetos de estudo mais fascinantes. Ela começou sua investigação em 1934, mas a estrutura da insulina só foi solucionada 35 anos depois. Depois disso ela continuou colaborando com outros laboratórios que investigavam a ligação entre a insulina e a diabetes.

Aqui um vídeo com ela. Infelizmente não há legenda, mas dá pra ouvir sua voz, o que já vale o clique.

Recebeu o prêmio Nobel de química em 1964.



Nenhum comentário:

Postar um comentário