quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Sônia Braga


Estou assistindo o Gabriela sempre que posso, e acho uma novela ótima, com direção, roteiro e atuações bem feitas. Entrei agora pouco no youtube pra ver algumas cenas da versão de 1975, e quase caí pra trás. Meu pai amado, que mulher é essa Sonia Braga!!! Mesmo a Paes mandando bem como a Gabriela, Sônia tinha mais talento, mais sensualidade e muito mais simpatia da genética.


Nascida em Maringá, em 1950, quinta filha de uma família de sete irmãos, perdeu cedo o pai e trabalhava ajudando a mãe na limpeza de casa. Seu primeira aparição na televisão foi num papel de princesa no programa infantil Jardim Encantado.


Sônia trabalhou como recepcionista e foi secretária em um Buffet. Fez um teste para modelo da revista Cláudia e, mesmo não passando, foi lá que conheceu Ronnie Von, que a convidou pra trabalhar em seu programa, lendo cartas dos fãs. Lá conheceu também José Rubens Siqueira, diretor teatral que a escalou para seu curta Atenção, Perigo!


E sua estréia no teatro foi sob a direção de Siqueira, na peça Jorge Dandin, quando tinha 17 anos. Em São Paulo entrou na primeira montagem de Hair, e no mesmo ano participou do O Bandido da Luz Vermelha, do Rogério Sganzerla.



No início dos anos 70 participou dos filmes Cléo e Daniel, e A Moreninha. Participou das novelas Irmãos Coragem e Selva de Pedra, onde começou a chamar mais a atenção do público e da crítica. Os trabalhos foram se sucedendo, tanto na tv quanto no cinema, até que 1974 chegou, e Sônia Braga foi escalada pra viver Gabriela, adapação da obra de Jorge Amado. A decisão não poderia ser mais acertada: a novela foi um estrondoso sucesso, e Sônia tornou-se o grande símbolo sexual do país.


Em 1976 ela estrelou a adaptação para o cinema do Dona Flor e Seus Dois Maridos, um gigantesco sucesso que permaneceu por 34 anos como o filme brasileiro recordista de público. Pra quem ainda não assistiu, veja, pois é muito bom.



Com diversos trabalhos de destaque nos anos seguintes (com atenção especial a Eu Te Amo, filme do Jabor exibido em Cannes), o convite da MGM de filmar Gabriela nos Estados Unidos mudou os rumos da vida da atriz. Contracenando com Marcelo Mastroiani em Gabriela, em 1985 atuou em O Beijo da Mulher Aranha, do Hector Babenco, filme indicado a 4 oscars. Em 86 apareceu no programa do Bill Cosby e foi uma das apresentadoras da entrega do Oscar.



A lista de trabalhos posteriores da atriz é extensa, então vou parar por aqui, senão essa postagem não vai acabar nunca. É só importante dizer que, depois de 20 anos morando nos EUA, voltou ao Brasil pra fazer uma novela completa, Páginas da Vida.


No link a seguir, a ótima entrevista dada pela Sônia ao Roda Viva, em 1997. Tem um vídeozinho curto, mas a entrevista está toda trancrita:
http://www.rodaviva.fapesp.br/materia/210/entrevistados/sonia_braga_1997.htm

Um comentário: