quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Marta Vieira da Silva


Nascida na cidade de Dois Riachos, Alagoas, em 1986, Marta cresceu no meio da pobreza, jogando bola junto com os moleques que nem sempre viam com bons olhos a intrusão de uma garota no campo. Como não havia garotas jogando bola, Marta treinava com os meninos, participando inclusive de alguns torneios no Nordeste. Acontece que ela era tão melhor que os caras, dava dribles tão desconcertantes que os rivais começaram a colocar impedimentos para que ela não participasse dos torneios.


Aos 14 anos foi para o Rio de Janeiro, e foi lá que recebeu o seu primeiro documento como profissional, pelo Vasco. Depois de dois anos foi para o Santa Cruz, onde jogou por mais duas temporadas, e então foi jogar no clube Umeå IK, da Suécia. Só depois de sair do Brasil e ir jogar na Europa que Marta começou a ficar conhecida, culminando com o prêmio de da Fifa de melhor jogadora do mundo, em 2006, 2007, 2008, 2009 e 2010.


Depois da Suécia, foi jogar num clube dos Estados Unidos, e depois voltou ao Brasil pra jogar pelo time feminino do Santos. Em fevereiro de 2012 voltou pra Suécia, desta vez defendendo a camisa do Tyresö FF.


Esse vídeo que coloquei a seguir é bem bacana, é uma daquelas homenagens do Faustão, e dá pra ver como Marta é uma figura admirada e respeitada num meio tão machista como o futebol.



Um comentário: