quarta-feira, 4 de julho de 2012

Esfir Shub


Esfir Ilyichna Shub, também conhecida como Esther Shub, nasceu em 1894 no Império Russo, e foi cineasta soviética pioneira.

Adolescente, foi estudar em Moscou, tornando-se parte da vanguarda artística e apaixonando-se pelo nascente cinema. Segundo ela, viu no cinema "um método de expressar tudo o que a Grande Revolução de Outubro tinha trazido", e observou que, para seu país, "Uma nova vida estava começando." Depois de algumas tentativas e recusas, conseguiu um emprego na seção de cinema do Comissariado do Iluminismo.


Seu trabalho começou em 1922. Como naquela época a União Soviética não tinha acesso a grande parte dos equipamentos necessários para se fazer um filme, era preciso exibir os estrangeiros. Mas a mensagem dos filmes deveria se adequar a postura ideológica do partido comunista. Esfir Shub então começou trabalhando na parte da montagem, remontando filmes estrangeiros de forma com que eles se tornassem ideologicamente comunistas. Desde os filmes do Chaplin, até Intolerância do Griffith, passando por Dr Mabuse de Fritz Lang até inocentes comédias mudas.

Ela se inspirava no trabalho de Dziga Vertov e sua esposa e colaboradora, Elizaveta Svilova. Eles haviam desenvolvido o estilo de montagem, edição de diversas peças e muitas vezes aparentemente não relacionados de filme para expressar uma idéia consistente ou tema. Shub levou este estilo e expandiu, criando o "filme de compilação", que é feito completamente por preexistente filmagens.


Além disso, Shub finalmente começou a trabalhar na criação de novos filmes, trabalhando com o famoso diretor Sergei Eisenstein no roteiro de Stachka ("A Greve", 1925), Bronenosets Potemkin e ("O Encouraçado Potemkin", 1925). Ela e Eisenstein desfrutou de uma amizade de colaboração, e Eisenstein foi inspirado pelo trabalho de Shub e técnicas de edição, eles influenciaram um ao outro e compartilhavam um interesse em técnicas de documentário.

Em 1927 lançou A Queda da Dinastia Romanov, trabalho que lhe consumiu 3 anos de pesquisas em arquivos de cinegrafistas de guerras e particulares. Conta a história da revolução Russa - da qual não havia imagens - misturando antigas imagens e cenas filmadas na ocasião. O trabalho era sofisticado demais para ter aceitação plena, e o estúdio acabou negando a autoria do filme para Esfir.


Em 1928, Shub também visitou o set de Outubro, de Eisenstein, onde muitas vezes discutia técnicas de edição, que Eisenstein usava ​​no filme. Shub também manteve contato com Dziga Vertov, embora discordassem sobre se um filme deve ou não ser baseado em um script. Apesar de ambos enfatizaram autenticidade, Shub acreditava que um documentário pode incluir tanto eventos autênticos quanto encenados. Vertov, ao contrário, acreditava que não havia espaço para eventos encenados em um documentário


Apesar de sua habilidade, em meados dos anos 1930 Shub caiu em desgraça com o governo, quando a  ideologia soviética mudou. Em suas memórias, ela descreveu inúmeros filmes que nunca foram realizados, ou que o governo entregou a cineastas menos conhecidos. Em 1939 fez A Terra Espanhola, uma montagem que contava a luta contra os fascistas na Guerra Civil Espanhola.


Em 1940, trabalhou em Vinte Anos de Cinema Soviética, e durante a Segunda Guerra Mundial, ela trabalhou em mais noticiários convencionais que caracterizam os eventos atuais da guerra. Ao longo de sua carreira, Shub passou mais de duas décadas na indústria do cinema soviético. No final dos anos 1940 e início dos anos 1950, ela trabalhava exclusivamente como editora e escreveu suas memórias sobre técnicas de filmagem. Além disso, ela escreveu um roteiro intitulado Mulheres (1933-1934), onde examinava os papéis das mulheres ao longo da história. Embora este projeto nunca tenha sido filmado, o roteiro revela interesse Shub no feminismo. Shub morreu em 21 de setembro de 1959, em Moscou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário