quarta-feira, 13 de junho de 2012

Luz del Fuego


Em 21 de fevereiro de 1917 nasce Dora Vivacqua, em Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo, décima quinta filha de seus pais. Ainda na infância morou um tempo em Belo Horizonte, para logo voltar pro Espírito Santo. Quando estava com 15 anos, seu pai é assassinado, e ela se muda com um irmão para o Rio de Janeiro.Tinha um espírito livre e rebelde.



Aos 19 inicia um romance com um figurão do Rio, e é mandada pra BH pelo irmão. Lá, passa a ser assediada pelo cunhado e, ao ser flagrada pela irmã, recebe toda a culpa e é internada durante dois meses como esquizofrênica num hospital psiquiátrico. Emagrece 10 quilos. Um de seus irmãos a tira de lá e a leva pra viver na chácara de outro irmão, mas é internada novamente quando começa a andar pela propriedade só com 3 folhas cobrindo os seios e o púbis, e duas cobras cipós como braceletes.


Segundo a Wikipedia, ela foi estudar na Europa. Mas a informação não bate com todas as outras fontes consultadas.



Votando para o Rio, aos 20 anos, decide fazer o curso de dança na academia Eros Volúsia. Em 1944 inicia suas apresentações como bailarina, usando o nome artístico "Luz Divina", no picadeiro do circo "Pavilhão Azul". Posteriormente por sugestão do amigo e palhaço Cascudo, mudaria o nome para Luz del Fuego, nome de um batom argentino recém-lançado no mercado. Ele acreditava que o nome em espanhol atrairia o público.



Luz del Fuego apresentava-se seminua com uma ou às vezes duas cobras jibóias enroladas em seu corpo e ficou muito famosa em sua época. Adepta da alimentação vegetariana e do nudismo, não fumava, nem ingeria bebidas alcoólicas e, através de uma concessão da Marinha, obteve licença para viver na ilha Tapuama de Dentro, que foi por ela rebatizada como "Ilha do Sol" e onde fundou o primeiro clube naturista do Brasil, o "Clube Naturalista Brasileiro".
Esse vídeo é bem bacana, matéria feita pelo Fantástico
Luz del Fuego, devido a sua coragem para enfrentar o preconceito de sua época com relação ao nudismo, e pelo pioneirismo na criação do primeiro clube naturista do Brasil, tem hoje sua data de nascimento, 21 de fevereiro, lembrada e comemorada entre os naturistas brasileiros, como "Dia do Naturismo".



"Um nudista é uma pessoa que acredita que a indumentária não é necessária à moralidade do corpo humano. Não concebe que o corpo humano tenha partes indecentes que se precisem esconder".


Na primeira metade dos anos 1950 ela fundou um Partido Político chamado Partido Naturalista Brasileiro e se candidatou a Deputada Federal por este partido.

Em 1947 ela publica um livro autobiográfico, chamado Trágico Black-Out, mas o irmão compra mais da metade dos exemplares pra botar fogo em tudo. No ano seguinte ela publica um outro livro, chamado A Verdade Nua, onde expões sua filosofia vegetariana e naturista. Infelizmente as autoridades deram sumiço no livro, que passou a ser vendido por reembolso postal.




Várias personalidades de Hollywood estiveram na Ilha do Sol, dentre elas: Errol Flynn, Lana Turner, Ava Gardner, Tyrone Power, César Romero, Glenn Ford, Brigitte Bardot e Steve MacQueen. Porém mesmo estrelas do porte de Jayne Mansfield foram barradas no pier por não quererem ficar nuas. A nudez era obrigatória e total na Ilha do Sol. Ninguém, nem mesmo autoridades e personalidades podia entrar na ilha sem deixar toda e qualquer peça de roupas ainda no pier.


Em 1967, Luz del Fuego, com 50 anos, e seu caseiro foram assassinados, seus corpos foram amarrados em pedras e depois lançados para o fundo do mar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário