segunda-feira, 7 de maio de 2012

Vesta Tilley


Vesta Tilley é o nome artístico de Matilda Alice Powles, nascida no Reino Unido, em 1864. Seu pai era um ator de comédia, trabalhando também como gerente do teatro, e a estréia da pequena Matilda nos palcos foi aos três anos e meio.



Aos seis anos de idade ela se apresentou pela primeira vez com roupas masculinas, com o nome de Sims Reeves, uma paródia do famoso cantor de ópera de mesmo nome. A partir daí, ela preferiria fazer esses papéis, pois: "Eu senti que eu poderia me expressar melhor se eu estivesse vestida como um menino"






Aos onze anos ela estreou em Londres, no Salão Canterbury, com o nome de Vesta Tilley. Começou então a fazer sucesso com números cômicos. A seguir, vou botar 2 vídeos com gravações suas.






Casou-se aos 26 anos, com Walter de Frece, um empresário teatral e futuro político do partido conservador. Vesta atingiu seu alto grau de popularidade durante a Primeira Guerra, quando ela e o marido fizeram campanhas de alistamento militar. Cantando músicas patriotas, incentivava os jovens que assistiam ao seu espetáculo a se alistar, ganhando assim o apelido de Sargento da Grã-Bretanha. 





Sua última apresentação foi em Londres, aos 56 anos. Passou sua vida fora do palco confortavelmente como uma lady britânica, ex-atriz de vaudeville. Ela morreu em 1952, aos 88 anos.



Um comentário:

  1. Vesta linda! Tem uma mini serie inglesa chamada Tipping the Velvet que conta a historia de uma moça que foi se apresentar como homem ao lado de outra atriz que inspirou ela, é bem legal!

    ResponderExcluir