sábado, 21 de abril de 2012

Cindy Ray


Eu tenho tatuagem. Moro numa casa onde as garotas são muito tatuadas. As mães, e até as avós de amigos e amigas possuem alguma tinta no corpo. Enfim, hoje já não é tão tabu, mas é que o tempo é outro. Tipo, ser uma mulher tatuada nos anos de 1960 era como estar sozinha num deserto de gente. Alvo fácil de preconceito, uma época onde pouquíssimas tinham a coragem e independência pra encarar a agulha.




Nascida na Austrália, em 1940, com o nome de Bev Robinson, Cindy era uma jovem mãe solteira, trabalhando em uma fábrica, e precisando muito de dinheiro extra. Em 1959, respondendo a um anúncio de jornal do fotógrafo Harry Bartram, que estava à procura de modelos, recebeu uma proposta inusitada: ele só a pagaria se ela aceitasse ser tatuada. Cindy topou a parada e mandou a tattoo pra pele. E daí foi amor.



Nesta primeira sessão, recebeu quatro tatuagens de uma vez, percorreu o país, de porto em porto, já com o nome de Cindy Ray, tatuando marinheiros. Mais tarde, casou-se com um tatuador, dono de sua própria loja. No dia em que ele quebrou a mão, ela assumiu a maquininha (prática que perduraria por 44 anos). É considerada até hoje uma das primeiras mulheres a tatuar.


Cindy tornou-se musa e referência pra tatuadores e tatuados, sempre se correspondendo com seus fãs, fazendo centenas de fotos durante sua carreira de modelo.


Muita gente ganhou dinheiro encima do seu nome, batizando máquinas de tattoo, jóias, vendendo fotos e outras coisas. Mas a renda de Cindy vinha de seu trampo de modelo e de tatuadora.



Infelizmente é muito difícil encontrar informações sobre ela na internet. Não há nenhuma página na wikipedia sobre ela, e quase todos os sites reproduzem o mesmo texto. Enfim, se vc que tá lendo esse post tiver mais alguma informação, será muito bem vinda.



Ah, só pra finalizar. Acho que ela ainda é viva, e pelo que consta vive feliz e cercada de amigos, em sua cidade natal, na Austrália.


Recebendo um prêmio em 2005



Um comentário:

  1. Olá, já tinha ouvido falar dela e visto fotos no tumblr, mas nunca achei grandes informações, o seu post me ajudou muito a descobrir sobre a mesma! Que mulher incrível!!

    ResponderExcluir