segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Rita Lee


Hoje quero falar sobre Rita Lee Jones Carvalho. A maior roqueira que esse país já teve a honra de ver nascer. Figura mítica, já fez parte da (minha opinião) melhor banda do Brasil, Os Mutantes, teve uma pancada de sucessos solos e já dublou a Rê Bordosa no desenho do Woody&Stock. Enfim, vamos à cronologia da velha Rita.




Paulistana, Rita nasceu em 1947, na Vila Mariana. Romilda, sua mãe, era imigrante de italianos, e seu pai, Charles, de norte-americanos. O Lee foi dado como sobrenome às filhas em homenagem ao General Lee, um figurão de destaque da guerra sulista americana. Durante a infância teve aulas de piano e sonhava em ser atriz de cinema ou veterinária. Chegou a cursar Comunicação Social na USP, mas largou depois de um semestre.



Durante a adolescência passou a interessar-se mais por música, apresentando-se em escolas da região como integrante do Tulio´s Trio. Em 63 forma, com mais duas garotas, o Teenage Singers. Em 64 elas conheceram o trio masculino Wooden Faces, e juntaram tudo pra formar um sexteto, chamado Six Sided Rockers, também conhecido como O´Seis. Foi aí que duas garotas e um cara saíram da banda, restando então Rita, Arnaldo Baptista e Sérgio Dias, que passaram a se chamar Os Bruxos. Por sugestão de Ronnie Von, mudaram o nome para Os Mutantes.



Ela integrou Os Mutantes de 1966 até 1972. A banda experimenta muito e quebra diversas barreiras musicais. Rita canta, toca flauta e percussão, além de usar outros objetos não usuais como bombas de detetização e gravadores portáteis. Foram um total de seis discos gravados. Sua saída é controversa, mas ela afirma que os dois achavam que ela não tinha o virtuosismo necessário para encarar a nova pegada progressiva da banda. Durante o período da banda, foi casada com o Arnaldo Baptista.


Em 67 o trio acompanhou Gilberto Gil no Terceiro Festival de Música da tv Record. O vídeo segue aí, pra quem se interessar:

Depois de ser expulsa dos Mutantes, Rita passa um tempo na fossa, mas logo monta uma banda com a amiga Lúcia Turnbull, As Cilibrinas do Éden. Mas o rolê não deu muito certo, e as duas montaram a banda Tutti-Frutti. O segundo disco, já sem a Lúcia, Fruto Proibido, consagra e consolida a popularidade e o sucesso de Rita Lee. É deste álbum as canções Agora só Falta Você, Ovelha Negra e Esse Tal de Roque Enrow.



Em 76, Rita conhece Roberto de Carvalho, seu grande parceiro no amor e na música. Fizeram uma porção de músicas juntos e estão de chamego até hoje. Em agosto de 76, já gávida (era o Beto Lee), Rita é presa pelos militares por porte de maconha. Mesmo alegando que havia parado de fumar por causa da gravidez, Rita é usada como exemplo e passa um ano em prisão domiciliar. 



Em 1979 participa do programa Mulher 80, da Rede Globo, dirigida por Daniel Filho. Vale a pena conferir essa figuraça nessa entrevista engraçadíssima. 


Os sucessos de Rita e Roberto vão rolando anos 80 adentro. Em 86 ela rompe o contrato com a Som Livre e inicia um programa de rádio com o amigo Antonio Bivar, com o pseudônimo de Lita Ri, o Rádio Amador. Esse momento obscuro da carreira dela pode ser conferido nessa reportagem da Manchete.


Em 1986 Rita publica um livro infantil, cujo protagonista é o ratinho branco Alex. As histórias eram inventadas e contadas por ela aos seus filhos. No total ela publicou 4 livros. Também colaborou com a revista Capricho de 91 a 92. Ah, e ela é vegetariana!






Em 89 fez uma participação na novela Top Model, e em 91 na novela Vamp - que ainda acho a mais legal de todos os tempos - e recentemente na TiTiTi. Também gravou um especial de natal pro Sai de Baixo.


Em 91 deixa Roberto (profissionalmente) pra seguir com a turnê voz-violão Bossa´n´Roll. Passa por altos perrengues por causa de drogas, tendo tido até uma overdose antes de abrir o show dos Stones em 95. Aliás sua relação com as drogas sempre foi intensa. Recentemente diz ter parado, mas só depois de muita internação e passagens por hospícios. Mas atire a primeira pedra o bom rockeiro que nunca foi chegado a um excesso. 


Neste ano (2012), Rita anunciou seu afastamento dos shows, já que está bem cansada. Mas não irá parar com a música. Em seu último show, em Aracaju, ao ver uns policiais agredindo uma galerinha que estaria fumando maconha em seu show, Rita se revoltou e falou um monte pro caras, no microfone, pra todo mundo ouvir. Mesmo aos 64 anos, Rita Lee ainda bota pra foder!



Nenhum comentário:

Postar um comentário