quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Ana Alegria


Ana Alegria nasceu em 1947, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, onde estudou letras e artes plásticas.  Desenvolve seu trabalho em pintura, desenho, escultura e gravura, e tem obras em acervos museus e coleções, como o MARGS, o MAC, o Centro Wifredo Lam (Cuba), a Fondazione Arp e a Coleção Hoffman-La Roche (Basiléia, Suíça).


Segue aí alguns trampos dela:









A seguir, um depoimento dado ao catálogo de uma exposição sua, em Porto Alegre.



"Abrir uma caixa de surpresas, esta é a sensação que tenho ao mostrar este trabalho agora. Este pequeno circo ou fabulário já me acompanha há mais de dez anos e nunca foi mostrado em Porto Alegre. É um trabalho paralelo às outras séries que desenvolvi nos últimos anos, como "Vocabulário",  "Rayuela" e, mais  recentemente, a retomada da série "Cercas". Este pequeno circo é como um grande brinquedo onde personagens feitos de materiais muito simples, como cera, lata, arame, etc convivem e fazem parte de um mundo reinventado. Um teatro do absurdo onde cada um tem o seu papel. As telas repetem os gestos, cores e formas destas pequenas figuras. Os bichos em papel-machê foram feitos especialmente para esta exposição. Os guaches também serão mostrados pela primeira vez e fazem parte de uma grande coleção que para mim é quase um diário onde registro, com leveza e liberdade, momentos vividos. Um diário que é também fonte de idéias, por isso até hoje guardado em segredo"


Acreditem em mim, as fotos dessa mulher são fantásticas. Não vou postá-las aqui, pq elas estão muito bem colocadas lá no blog e no flick dela. Vale a pena passar um tempo por lá.


http://ana-alegria.blogspot.com/


http://www.flickr.com/photos/analegria/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário