quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Jodie Foster



Ontem eu revi pela perdi-a-conta-lésima vez o Silêncio dos Inocentes. É um filmaço, hoje soa um cadinho exagerado, mas é um suspense insuperável. O Hopkins, claro, tá ótimo, mas quem bota pra foder total é sem dúvida a Jodie Foster, que na época tinha 31 anos. Resolvi dar uma olhada na carreira dela.



Nascida em 1962, começou a trabalhar cedo. Aos 3 anos já aparecia nos comerciais da Coppertone. Segundo o imdb, suas participações em séries de tv começou em 1969, seguida de alguns filmes da disney.



Mas a vida da menina prodígio estava prestes a mudar. Aos 12 anos fez uma participação num filme de Martin Scorsese, Alice Não Mora Mais Aqui. Dois anos depois ela voltou a trabalhar com o diretor, dessa vez com um papel de destaque, no seminal Taxi Driver. O filme ganhou a Palma de Ouro no festival de Cannes, e Jodie foi indicada ao Oscar de melhor atriz coadjuvante.



Um fato bizarro e obscuro veio logo a seguir. Em 31 de março de 1981, um maluco chamado John Hinckley tentou matar o presidente americano Ronald Reagan, mas fracassou foi preso. Ele alegou que cometeu o atentado pra impressionar a Jodie Foster, por quem nutria um amor platônico, e que a seguia na saída da faculdade. Este foi um fato que a abalou bastante.

Formou-se em literatura pela universidade de Yale.

Em 1988 ganhou seu primeiro oscar de melhor atriz pelo filme Acusados, onde interpreto uma garota liberal que é estuprada em um bar, lutando pela condenação dos estupradores nos tribunais. Três anos depois veio o segundo oscar com O Silêncio dos Inocentes, talvez seu filme mais popular.



Neste mesmo ano, dirige seu primeiro filme, Mentes que Brilham, onde ela própria interpreta a mãe de um menino intelectualmente superdotado. Em 95, seu segundo trabalho atrás das câmeras, Feriados em Família, e neste ano ela lançou outro, chamado Um Novo Despertar, com o Mel Gibson. Possui sua própria produtora, a Egg Pictures.



Em 1997 fez o filme Contato, baseado no livro de Carl Sagan, e em reconhecimento ao seu trabalho um asteróide foi batizado com seu nome, o 17744 Jodiefoster.  Em 2007 assumiu publicamente sua homossexualidade e que mantém uma relação com uma mulher há 15 anos.

É isso aí, Jodie!






Nenhum comentário:

Postar um comentário